Hora de praticar a empatia – Seja um doador de medula

por em amor, Dona das Coisinhas, projeto social

empatia

Nos últimos tempos andei acompanhando diferentes histórias de pessoas que passam por uma luta diária contra o câncer de medula. Algumas histórias me comoveram muito, como a do Pedrinho, filho da Fá (uma colega artesã de mão cheia), que há três anos está em tratamento contra a leucemia.

Sempre ouvi falar muito sobre o transplante de medula, já li bastante a respeito e já convivi com pacientes em tratamento. O transplante é a principal chance de cura para quem tem leucemia, um tipo de câncer que se inicia na medula óssea e causa mutações nas células sanguíneas, fazendo com que as células doentes se multipliquem rapidamente e  substituam as células saudáveis. Esse processo dificulta o correto funcionamento das células do sangue (como a defesa do organismo contra vírus, bactérias e inflamações) e causa sérias complicações na saúde dos pacientes. O tratamento mais comum é feito através da quimioterapia e da radioterapia, com medicações fortes e internações subsequentes. Quando esse tratamento não é suficiente, se torna necessário o transplante.

seja um doadorUma coisa que percebi quando comecei a despertar para o fato de que essas pessoas em tratamento contra a leucemia PRECISAM de doadores, foi que falta MUITA informação. Muita mesmo. As pessoas inclusive desconhecem o fato de que podem voluntariamente se cadastrar como doadoras e que efetuar o cadastro não significa que você passará por uma cirurgia imediatamente.

Vendo isso, chamei a Emília, do Ateliê Fofurices, a Ticiane , da Casa 18, a Amanda Mol e as amigas da …com Lola para conversar sobre um projetinho que há tempos andava esquecido. Sabia que essas meninas teriam a disposição para unir forças e retomar o Amor e Ponto e dar o pontapé inicial em um movimento bacana que no final do post você vai conferir em detalhes. A  querida Amanda Mol ficou responsável por ilustrar o processo de cadastro e doação de medula, para ficar bem fácil de entender e a gente mostra pra você como funciona!

doação de medula 1

Quem PODE doar?

  • Diabéticos podem doar;
  • Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
  • Pessoas que tem pressão alta podem doar;
  • Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite ‘A’ que a pessoa tenha tido anteriormente;
  • Não há peso mínimo;
  • Pessoas que tem tatuagem podem doar.

 

doação de medula2doação de medula 3 O que é a medula:  é o tecido mole dentro de seus ossos responsáveis por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Medula óssea ≠ medula espinhal: A medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos.

Já a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo. A medula espinhal não está relacionada a nenhum procedimento de doação de medula.

doação de medula 4

A doação de medula não pode ser direcionada a um paciente. O cadastro é internacional e dá a oportunidade para que pessoas doentes ao redor do mundo tenham uma chance de se curar.

E agora a melhor notícia de todas <3

No dia 02 de abril, sábado, vamos promover o Encontro DoAmor para que as pessoas se cadastrem como doadoras de medula <3 Que tal incluir seu nome nesse banco de dados do amor?

Vamos nos encontrar às 10h, no Hemorio – Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro. Lá seremos cadastrados como doadores e depois de feito o cadastro, seguiremos para um café especial e um bate papo aconchegante a fim de nos conhecermos melhor, trocar ideias, distribuir pequenos mimos de agradecimento e realizar um sorteio pra lá de especial.

Para melhor nos organizarmos, precisamos montar uma lista de interessados que efetivamente poderão comparecer.  Após a confirmação do comparecimento, enviaremos as informações sobre o encontro :) Para isso, é só preencher o formulário abaixo:

O Hemorio também está precisando de doadores de sangue de todos os tipos! Você pode aproveitar a oportunidade e doar também!

Se você se interessou pelo movimento, mas não está no Rio de Janeiro, vamos conversar? Seria bacana se conseguíssemos voluntários para reunir os grupos em outras cidades!

Fique à vontade para replicar o post e para usar as imagens com os devidos créditos para divulgar a causa <3

comentários via Facebook