Simples e lindo: conheça o cantinho da Rubyane Borba

Dia desses enquanto rolava o feed do Instagram me deparei com a foto de uma cozinha que arrebatou meu coração pelo simples fato de que tudo o que tinha ali era possível. Digo que algo é possível quando batemos o olho e sabemos que foi feito com dedicação, pensando na praticidade e na beleza e sem extravagâncias ou exageros. Esse tipo de decoração possível e simples me conquista cada dia mais e ver a cozinha que logo depois vim a descobrir que é da Rubyane, reacendeu uma faísca de esperança aqui dentro quando o assunto é “decoração da casa”.

Captura de Tela 2017-06-07 às 10.54.07

A foto foi bem essa aqui e vi no instagram da Oca Pop!

Pouco tenho falado sobre o decoração aqui no blog e acho que esse silêncio diz muito sobre os últimos anos sem muitas novidades, empenho ou mesmo dinheiro para mudar as coisas, mas pretendo aos poucos ir retomando e mostrando inclusive o que tenho feito aqui no meu cantinho com muito esmero depois de tanto tempo de espera e de outras prioridades. Maaas, enquanto esses posts não vêm, quero apresentar a vocês a Rubyane (que pessoa linda!) e a sua casinha mais que aconchegante e cheia de pitadas de brasilidade misturadas com muito afeto e referências da internet.

cozinha_making of (9)

Fotos P&B, colheres de pau, peneiras de palha e frutas de madeira trazem um toque especial e brasileiro para a cozinha da Rubyane

Rubyane Borba - Revista Oca Pop - 7° edição - 2017-3

As cores deixam o ambiente leve e alegre

Rubyane Borba - Revista Oca Pop - 7° edição - 2017 -34 Rubyane Borba - Revista Oca Pop - 7° edição - 2017-18

Ruby (como é chamada), é designer de interiores gaúcha que vive em Recife. Hoje, Ela estuda restauro de mobiliário e está também se aprofundando na pesquisa sobre a casa brasileira. Além de ter 4 gatinhos lindos, Ruby adora fotografar e está desenvolvendo projetos junto do seu marido, que é fotógrafo.

Rubyane Borba - Revista Oca Pop - 7° edição - 2017-31 Casa - Decoração Afetiva- 2017_ OcaPop - Rubyane Borba - Recife - Abril 2016 (29)Ela adora flores, pessoas e tudo que seja relacionado ao jeitinho brasileiro.  Se diz também apaixonada pelo brasileiro, por suas mil faces, seus sorrisos e suas histórias. Pelos seus nomes e sotaques. “Isso faz meu coração bater de verdade. Assim como a arte e o amor”, conta Ruby.

Perguntei para Ruby o que ela entende sobre Decoração Afetiva, termo visualmente tão bem empregado na decoração da sua casa

“Pra mim, a decoração afetiva é uma ligação do morador com a sua casa. É como se a casa fosse uma extensão do seu corpo e estilo de vida. Quando eu aplico esse conceito, eu vejo o quanto às pessoas estavam desconectadas de suas casas. E é esse resgate que eu tento fazer: de que a pessoa entenda que a sua casa é pra ser vivida que não serve só pra guardar coisas e dormir e tomar banho, comer e assistir TV…. que a sua casa é o seu templo. É o refúgio do seu descanso e bem estar. Que decoração afetiva é viver a sua casa de fato. Plenamente.”

OcaPop - Rubyane Borba - Recife - Abril 2016 (14)

Falo por experiência própria que gatos são ótimos para decorar qualquer ambiente <3

Homeoffice-1 home office COM LOGO Casa - Decoração Afetiva- 2017_-2 Sobre alinhar a decoração afetiva com outras referências e até mesmo as tendências, Ruby diz que é um trabalho bem delicado, pois sempre o pedido do morador virá em primeiro lugar. Afinal o importante é o reconhecimento da casa dele.

Perguntei também de onde vêm as inspirações para os projetos:

“Acompanho o trabalho de muita gente bacana mas quase sempre a inspiração para encontrar as soluções ideiais estão em lugares onde a gente menos espera. Uma das minhas maiores referências é sempre o lugar onde eu me encontro, a cultura local, o tipo de paisagem que encontramos. Posso dizer que as minha maiores inspirações e referências estão em coisa inimagináveis. As pessoas, a arte e a natureza são o que mais me dão respostas e o que mais me movimentam. Observando e ouvindo esses três eu encontro muito material e bagagem pra projetar e decorar.”

 

OcaPop - Rubyane Borba - Recife - Abril 2016 (25) Maria Alice-7 Rubyane Borba - Revista Oca Pop - 7° edição - 2017-7E um ponto crucial de toda essa paixão instantânea pelo trabalho da Ruby foi a incorporação das referências brasileira na decoração da casa dela e aqui ela conta para a gente como esse processo lindo acontece:

“Acho que o que mais me inspira a decorar a minha casa é a busca pela conexão com o que é real e com o que me acalenta. O desejo de viver intensamente cada minuto e cada pessoa com quem eu me relaciono faz com que eu queira que a minha casa seja um lugar feliz, um abraço para quem vem. Essa busca pela brasilidade sempre foi algo muito presente em mim. As cores do Brasil, as pessoas , os cheiros e os sotaques me fazem querer ter esse Brasil vivo e lindo sempre por perto. A decoração brasileira é um retrato cultural e social muito forte e ela vem naturalmente. Não segue uma tendência ou estilo, ela floresce puramente. O que a gente tem aqui é único no mundo. Um mar de texturas e cores. Um mix muito rico de influências culturais. E porque não trazer isso pra decoração, né?”

OcaPop - Rubyane Borba - Recife - Abril 2016 (13)Se apaixonou também? Aproveita e conta pra gente o que achou!

Siga a Rubyane no Instagram – @decoracaoafetiva

Deixe seu comentário

comentários via Facebook

2 comentários

  1. Eva

    Meu jeuizzz crixto não tinha visto esse post aqui!
    Também adoro o trabalho da Ruby, Nê!
    E essa cozinha deixa a gente dura de morta caída no chão de amor!

    Responder
    1. Zilah

      Num é, amoli? Me apaixonei perdidamente hahaha

      Responder