Perfis incríveis do Instagram para apaixonados por cogumelos

por em amor, Dona das Coisinhas, Inspira Ação

Desde que o blog nasceu, a paixão por cogumelos é assunto recorrente. Não canso deles e isso já acabou se tornando parte de mim, parte de como as pessoas me enxergam e parte do meu dia a dia. Vira e mexe reviro os posts antigos e vejo como esse assunto não saiu mais da minha vida e foi evoluindo ao longo dos anos. No começo eram cogumelos fofinhos, de pano, de porcelana, de madeira, de todo tipo que até hoje estão espalhados pela casa inteira, tantos que nem sei mais a conta.

Laccaria amethysteo-occidentalis

Laccaria amethysteo-occidentalis

Com o tempo e com a experiência da Toda Coisinha, comecei a modelar pequenos cogumelos que fazem parte dos pequenos mundos que crio por lá. Disso surgiu a curiosidade de saber mais, a vontade de conhecer melhor aquilo que eu já tratava com paixão. Comecei a ler sobre o Reino Fungi – tão único e encantador, mas que não é formado só por cogumelos – em sites e blogs, passei a comprar livros e nas redes sociais descobri que não estou sozinha nessa e que existe uma comunidade enorme de pessoas que compartilham dessa admiração. No Instagram principalmente, sigo alguns perfis que me deixam sempre com os olhinhos brilhando.

Um dos meus perfis favoritos é o da @bean_mama. As fotos são incríveis, delicadas e com um olhar feminino sobre esses serezinhos que crescem nas sombras das florestas úmidas.

Olha só o que eu tô falando:

Captura de Tela 2016-10-12 às 12.02.31 Captura de Tela 2016-10-12 às 12.02.47 O perfil @nature_nrd também é lindo! Por lá encontramos musgos, cogumelos e outros pedaços de pequenos universos criados com a ajuda do Reino Fungi.

Captura de Tela 2016-10-12 às 12.14.37 Captura de Tela 2016-10-12 às 12.15.08Essas pequenas paixões reacendem minha conexão comigo mesma e no caso dos cogumelos, com a natureza. Cada dia que passa descubro novos cogumelos, novos usos para os mesmo e fica impossível não manter o encantamento.

Uma curiosidade é que os estudos do Reino Fungi sempre estiveram associados à botânica, mas pesquisas recentes mostram que não é possível definir se os integrantes desse reino são plantas ou são animais. Como disse, são únicos! E chamam minha atenção sem dó! Quanto mais tento ler e entender, mais tenho a certeza que sei pouco, muito pouco.

Olha o perfil @thefriendlyfungus <3 Mais uma vez o olhar feminino e delicado botando pra quebrar nas fotos. Anna vive na região da Bahia de São Francisco, nos EUA e por lá captura todas essas formosuras.
Captura de Tela 2016-10-12 às 12.15.52 Captura de Tela 2016-10-12 às 12.15.20

O que mais me apaixona é essa “coisa” que os cogumelos têm de estarem associados a mundos mágicos. Além das estórias e contos de fadas, sem dúvidas isso deve ser parte de todo o mistério que rodeia o Reino Fungi, que nem sempre é visível aos olhos, mas que quando aparece é sempre surpreendente. Ah! Eu também adoro o sabor das espécies comestíveis!

O perfil @themagicofmushrooms também fala sobre essa magia por meio de fotos lúdicas e com um toque de mistério <3

Captura de Tela 2016-10-12 às 12.16.59 Captura de Tela 2016-10-12 às 12.17.43

Ainda tem o @mushroomsociety, onde é possível explorar as fotos de caçadores de cogumelos ao redor do mundo e tem até um aplicativo para identificar espécies, porém só para espécies da América do Norte :(

Infelizmente não encontrei perfis brasileiros de exploradores de cogumelos, mas encontrei bastante produtores das espécies comestíveis. O Instituto ATA (do chef Alex Atala) junto de fundações e dos índios Yanomamis fazem um estudo super interessante sobre as espécies comestíveis brasileiras. Já existe até um livro publicado (o primeiro sobre cogumelos comestíveis do Brasil) <3

Por aqui esses fungos ainda são muito associados a alucinógenos, inclusive quase toda vez que conto a alguém da minha paixão pelos cogumelos rola aquela brincadeirinha do “você curte um chá, né!”.  Não, infelizmente não é disso que eu tô falando, mas isso está mudando.

comentários via Facebook

2 comentários

  1. Carol Justo

    Gente, eu não tenho essa paixão toda por cogumelo, mas mesmo assim me apaixonei pelos feeds que você compartilhou com a gente. Realmente são lindos, eu nem sabia que tinha tantas variedades! Agora até eu me interessei pelo assunto, com certeza vou pesquisar mais.

    Pink is not Rose

  2. Mari

    Que post mais lindo! Amo cogumelos, são lindos e misteriosos. Vou fuçar muito cada perfil desses haha Ainda quero tatuar um cogumelinho <3