Empreendedorismo e Casamento Feito à Mão – Por Annita

Uma das novidades que prometi para essa nova fase do blog foi de sempre trazer para cá histórias e pessoas inspiradoras. A gente que vive nesse mundo criativo virtual muitas vezes não percebe o quanto aquilo que vemos nas telinhas dos computadores, tablets e celulares acaba influenciando e mudando o nosso dia a dia. A prova mais sincera disso são os laços que começam virtuais e vão passando para a vida real, assim como o que criei com essa moça que se apresenta hoje, a Anna, da Annita Loja. Anna é uma artista multi talentosa de mão cheia, uma pessoa de quem eu admiro muito o trabalho, a forma de trabalhar e principalmente a organização e foco na hora de produzir. O dom da Anna é o de materializar coisas perfeitas, super detalhadas e encantar, deixar a gente de boa aberta com o seu trabalho, suas flores e seus flamingos (meus xodozinhos hehe). Essa apresentação é sinal de que em breve ela volta com coisinhas lindas e encantadoras para a gente, aqui mesmo no blog mais coisinha da internet <3

Com a palavra, Anna <3

Oi gente! Meu nome é Anna Carolina e eu sou viciada em flores! Sim, o primeiro passo é admitir, em voz alta se possível. Sou Mineira, daquelas com sotaque sabe? E vim parar no Rio de Janeiro para cursar a faculdade de Design de Moda, me formei designer e a vida se encarregou de me formar artesã.
Annita - Atelie-4 Como comentei, tenho um vício floral e ele vem lá da infância, de quando brincava de casinha com as minhas amigas e as comidinhas eram as flores do jardim da minha mãe. Mãe essa que é artista plástica e costureira de mão cheia, além de dominar inúmeras outras técnicas artesanais. E por falar em costureira, minhas tias avós e avós também o eram. Por vivenciar esse ambiente tão artesanal, acho que acumulei conhecimento que hoje utilizo na Annita.

Algumas maravilhosidades da www.annitaloja.com.br

Algumas maravilhosidades da www.annitaloja.com.br

Ah claro, a Annita é a minha marca de acessórios e detalhes para comemorações de amor, também conhecido como casamento. Ela nasceu quando eu estava bem insatisfeita com meu trabalho como designer e estava preparando meu casamento. Recebi um incentivo muito grande do meu marido e dos meus pais, tanto monetário quanto psicológico e sem esses três seres iluminados, eu ainda estaria perdida profissionalmente e pulando de um emprego para outro, fazendo freelas que não me davam o menor prazer, somente pela grana.

Annita - Atelie-1
E foi assim, fazendo vários detalhes para a celebração e festa que me senti 100% feliz. Percebi que era a chance de ganhar dinheiro sendo designer e sendo feliz. Mas para isso eu precisei mudar e muito minha rotina, ser extremamente organizada financeiramente e materialmente, ter sempre muito foco e horários fixos. Arrumei um espaço dentro de casa, montei um ateliê e é nele que atendo, crio, produzo.
Annita - Atelie-3Nesses quatro anos em que eu me dedico totalmente à Annita, aprendi que tudo tem um tempo certo de acontecer, mas que eu não poderia mais deixar as oportunidades passarem sem serem devidamente aproveitadas. Usei de ferramentas virtuais para promover meu trabalho e criar laços com parceiros de mercado.
Minhas memórias afetivas de infância, os ensinamentos acadêmicos e as pesquisas de tendências me inspiram e ajudam a criar os produtos da loja. Passo algumas muitas horas fazendo e mais ainda re-fazendo produtos para que eles sejam bonitos, tenham um custo acessível e durem o tempo suficiente. Posso dizer que sou um pouco obsessiva quando se trata de praticar alguma técnica! Gosto de ter total domínio sobre o que estou fazendo em termos artísticos. Pra mim, criação de um produto é 80% técnica e 20% inspiração artística. Pois é um produto, não uma obra de arte!
Annita - Atelie-9
Com as flores é exatamente isso que acontece. Comecei desenhando flores na adolescência, mas como eu não tinha nenhum compromisso com o desenho profissionalmente, acabei deixando de lado. Quando surgiram os acessórios da Annita, essa mania de flor reapareceu! Comecei com as flores de tecido para arranjos de cabelo, buquês e lapelas. Gosto bastante de trabalhar com tecido, é uma material muito permissivo. E então há um ano e meio eu me interessei por papel e por feltro. Dois materiais bem distintos mas que também permitem muitas intervenções e resultam em flores lindíssimas!
Annita - Atelie-7Foram muitas horas de pesquisa, muitos livros adquiridos, muitas amizades e trocas de informações sobre o assunto, inúmeros vídeos de tutoriais vistos e revistos, muitas tentativas e erros, uma amiga em especial que confiou no meu trabalho e inúmeras bolhas nos dedos! Ainda tenho muito que praticar e aprender, mas posso dizer que hoje sou feliz fazendo flores, seja em tecido, feltro ou papel. Se pudesse só faria isso da vida!
Uma das melhores consequências dessa mania de flor, são com toda certeza, os vídeos que tenho feito com a ajuda do meu marido. São tutoriais de como fazer flores em feltro que tenho disponibilizado quinzenalmente. Foi uma forma que eu encontrei de “devolver” todo o conhecimento absorvido nesse período de estudo e prática.
Tenho planos de desenvolver mais vídeos com a temática floral, porém com outro materiais, mas isso é futuro!
Me sinto realizada e pretendo continuar florindo muita coisa ainda! Aguardem!

comentários via Facebook