Cenário de Festa Junina inspirado na xilogravura nordestina

Já estamos no meio de junho e essa é aquela hora que a gente percebe como o tempo passou voando! Eu que alguns dias atrás contava as horas para junho e as festas juninas chegarem, hoje só peço para que o tempo passe um pouquinho mais devagar pra  gente poder aproveitar tudo o que mês tem a oferecer em termos de festas, comidas e celebração da cultura popular brasileira.

As festas juninas como conhecemos carregam características bem brasileiras e que têm muita força no Nordeste do país, apesar de ser uma festa introduzida no Brasil pelos portugueses. Na Europa, desde o período pré gregoriano haviam festas pagãs no mês de junho para celebrar o solstício de verão e as boas colheitas. A igreja católica passou a comemorar com festejos o dia de São João, no dia 24 de Junho (eram as festas Joaninas) e mais tarde de outros santos (dia 13, Santo Antônio e dia 29, São Pedro), transformando as celebrações nas Festas Juninas. E desde então o brasileiro celebra as festas como um traço marcante da sua cultura e história.

Fesjunina-5

Piñata de lua feita com caixa de pizza – veja como fazer

Esse ano queríamos trazer algo diferente, bem ligado ao Brasil mas com um ar de novidade (ao menos aqui pelo sudeste). Por isso eu e a Anna idealizamos um cenário inspirado na xilogravura, por ser também tão característica do Nordeste quanto as festas juninas e por muitas vezes esta arte retratar a própria festa junina de forma tão inspiradora.

Fesjunina-1

O banquinho da Ju Amora casou perfeitamente com o cenário

A Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas, políticas e até eróticas. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados. (trecho de um post que escrevi para o Follow The Colours –  Clique aqui para ler mais)

O fundo do cenário foi feito com estrelinhas de papel  – já mostramos como fazer aqui no blog - e com cactos feitos com uma caixa de papelão que ia para o lixo. É tão simples de fazer que nem precisa de passo a passo. Basta desenhar o formato que você quer na caixa, recortar e depois pintar com tinta preta (pode ser acrílica ou tinta para artesanato usando um pincel largo e macio). Depois que a tinta secou, os detalhes foram feitos com caneta Posca, mas pode ser feito também com tinta branca ou papel branco recortado e colado.

Para completar a composição, tivemos os deliciosos doces da Bem Bolado e também a presença do casal Lampião e Maria Bonita e do Bumba meu Boi, personagens importantes e históricos no Brasil.

Fesjunina-21

No chão usamos forros de crochê que fazem alusão às rendas nordestinas.  Como mesa e aparador usamos banquetas e minha mala Toda Coisinha <3

Fesjunina-25

O casal Lampião e Maria Bonita pintado pela Annita Loja. Mesmo com todas as controvérsias, são personagens importantes da história brasileira, principalmente a nordestina.

Fesjunina-30

Pé de moleque cremoso da Bem Bolado

Fesjunina-35

Quentão e Pipoca de Paçoca

Fesjunina-37

Cocada que não pode faltar!

Fesjunina-31

Broa de milho com goiabada (em breve tem receita aqui)

Fesjunina-41

Não tenho nem palavras para esse bombom recheado de pé de moleque

Fesjunina-34

E o Bumba Meu Boi que modelei e pintei com muito esmero!

Fesjunina-3Aí ficam muitas ideias de cenário e de comidinhas para essa época do ano <3 No meu board de Festa Junina do Pinterest também tem um monte de receitas e ideias de decoração para aproveitar!

Ahhh! E como esse cenário estava tão lindo e apaixonante, aproveitamos para fazer fotos nossas inclusive <3

Fesjunina-16

Eu e a Anna

Fesjunina-8

Espero que tenham gostado e que se inspirem para criar novos cenários e festas lindas!

comentários via Facebook

5 comentários

  1. Eva

    Que coisa marrlindaa!
    Eita que meu Nordeste tão bem retratado assim, pelos olhos e gostos de vocês
    ficou ainda mais encantador. Parabéns, gente! Ficou lindo!
    Só queria mais fotos de uma certa cangaceira que nasceu lá pras bandas das minas gerais hahahaha bjbj!

    1. Zilah

      ahahahahahahhaa Amoliii! Muito obrigada!
      Sou muito timida, mad depois te mostro mais umas fotos hahahaha

  2. VAL

    Nossa, ficou lindo demais!!! E os doces dessa festa estão dando água na boca. Parabéns! bjim

    1. Zilah

      Obrigada, Val <3 Beijão!

  3. Ziiiiiiiii
    Que coisa mais linda gente nem sei o que dizer, é muito bonito, nem tem por onde começar ou o que mais gostei…não, pera, tem, o bumba meu boi aaaa nossa que lindo gente eu querooooooo se comprar algo da loja ele vem de brinde? hahahaa brincadeira.
    Esses doces aaaaaa que pecado, cocada então, nem sei porque de uns tempos pra cá fico doida com tudo que tiver côco no meio aaaaff viu…
    Amei ver as canecas, to apaixonada por esses canecas de agata mas dai me conta uma coisa:
    Como que faz pra tomar café nela se tem que esquentar o leite no microondas??? não tem jeito mesmo? hahhaaa eu tenho uma vermelha igual a sua mas a minha vem uma frase dos Beatles “All You Need Is Love” por mim eu teria a jarra, mais canecas, tijelas, tudo de agata rss
    Amei tudo, tudo…pena que a Bem Bolado não tem aqui em SP porque como sonho deles fazerem meu bolo de aniversario sabe? não é só para comer, você já se encanta com o visual, o carinho já pensou?
    Meu bolo não sei quem vai fazer e se terei né mas o que eu sonho é um de chocolate meio amargo, feito com açucar mascavo(eitaaa coisa boa) e dai recheio de chocolate com morangos no meio e em cima a cobertura de chocolate e decorado com muitos, muitos morangos hahahaa é a fruta que mais amo nessa vida, morango, pensa em uma fruta perfeita? morango, não engorda, emagrece, é lindaaa vermelha enfim, amor puro kkk
    Falei demais sorry, faz tempo que não comento aqui mas acompanho sempre viu.
    Esse blog tá cada dia mais lindo, a loja então nem se fala to só amor aqui rsss
    Esse ensaio foi tudo, de verdade apaixonante, amo ver coisas do nordeste, sobre o nordeste adoro.
    Bjs