A descoberta do vinagre

por em coisa de vó, Dona da Cozinha

Antes de tudo, queria contar pra vocês que sempre fui uma pessoa que detesta (até então detestava) vinagre e o cheiro do vinagre. Apenas tolerava, mas não em grandes quantidades, até porque, convenhamos, não é das coisas mais agradáveis desse mundo.

Lembro bem de quando era criança na idade e passava o dia inteirinho na piscina do clube, quando chegava em casa com o cabelo duro de tanto cloro minha mãe me obrigava a passar água morna com vinagre no cabelo depois de passar o condicionador. E não podia enxaguar! Agora pense numa criança #xatiada… Depois da chateação o cheiro do vinagre logo passava  e eu esquecia que em algum momente, teve vinagre no meu cabelo.

Quando comecei a trabalhar em uma ONG ambiental, comecei também a pesquisar meios de limpeza alternativos. Nessa época me lembro de ter encontrado muitas receitas com vinagre, mas não cheguei a aplicar, pois não tinha o hábito de fazer a limpeza da casa. Agora, tendo que cuidar da casa, tenho aplicado o vinagre a várias situações e visto como funciona bem! Com isso quis saber de mais truques e usei a página do Das Coisinhas no Facebook para perguntar a moçada.

white_wine_vinegar_16x9

O resultado está aqui, compilado em várias dicas incríveis para economizar com produtos de limpeza e agredir menos o meio ambiente.

Na cozinha:

Limpar o forno: Use vinagre e bicarbonato nas paredes do forno. A mistura dissolve toda a gordura.

Limpar tábua de corte: Passe vinagre na tábua e deixe agir por alguns minutos.

Limpar fogão: só limpo usando vinagre, remove a gordura e não deixa marcas que nem os produtos químicos usados para isso

Foto: Saúde no Corpo

Foto: Saúde no Corpo

Na culinária:

Deixar o bolo fofo: Acrescente uma colher de sopa de vinagre após acrescentar o fermento/

Amaciar carne: Sempre uso uma colher de sobremesa e o bife fica bem macio.

Deixar o arroz branquinho: Use uma colher de sopa.

Lavar verduras, frutas e legumes: lave com água e deixe de molho em água com vinagre. Para as folhas, sempre lavo todas de uma vez, deixo de molho, escorro a água e depois coloco na geladeira em um plástico vedado com ar dentro. As folhas ficam fresquinhas e crocantes por muito mais tempo.

Roupas:

Desinfeta: Colocar no molho de roupas íntimas

Amacia: Colocar na lavagem das roupas, substituindo o amaciante

Ajuda na remoção de manchas: Aplique sobre a área com manchas e deixe agir por cerca de uma hora.

limpeza-piso-590px

Foto: Lucy Mizael

Na limpeza geral:

Limpeza de rejunte encardido ou com mofo: borrifar vinagre e depois esfregar.

Limpeza de vidros e janelas: Use vinagre e aplique com um pano macio.

Mofo em armários: Paninho com vinagre nele!

Cola na parede: Vinagre e paninho. O vinagre endurece a cola e fica mais fácil remover.

Tirar cheiros

de potes plásticos: lave  e aplique vinagre em seguida

cheiro de xixi e cocô de animais: lave a área com água e vinagre

de mofo: Paninho com vinagre em sofás, colchões, carpetes, almofadas. Além de tudo, ainda mata os ácaros.

Murrinha de cachorro (meu vira lata sempre usa): depois do banho do animal, despeje 2 litros de água morna com 4 colheres de sopa de vinagre. Ainda deixa o pelo macio ;)

Cuidados pessoais:

Amaciar cabelo: 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 300ml de água, borrife no cabelo ainda molhado. O cheiro sai e realmente funciona ;)

Tirar cloro do cabelo: água morna com 2 colheres de sopa de vinagre para o último enxague.

Tá bom ou quer mais? Confira todos os comentários na página do facebook !

*Pesquisei um pouquinho antes de escrever esse post e nisso encontrei alguns materiais que não defendiam o vinagre como produto de limpeza alternativo, que era melhor usar outros tipos de produtos. Mas nenhum dos artigos que li nega que o vinagre é um bom bactericida e que também ajuda a tirar cheiros impregnados, desengordurar e remover alguns tipos de substâncias (não todos). Ou seja, não é um verdadeiro milagre,mas serve pra muita coisa.

comentários via Facebook

5 comentários

  1. Manuela Lopes

    Eu uso vinagre na limpeza da casa quase toda! Fazia a higienização até da geladeira com ele, mas já fiquei sabendo que ele amarela o interior dela com o tempo.
    Vou te dar mais um uso pro vinagre branco, Zilah! Essa é pra quem tem gatos; comigo funcionou, mas pode ser que dependa de cada gatinho tb, não sei. Borrifar vinagre no sofá faz com que eles não arranhem o estofado! De repente, pode ajudar alguém :)
    Um beijão!

  2. Larissa

    è bom para tirar manchas, mas depois da ação do vinagre acho justo aplicar um outro produto de limpeza para tal fim, como finalização.

  3. Mãndy

    Adorei as dicas! Só usava vinagre como tempero na salada, para lavar verduras e tirar o cheiro de xixi dos meus cachorros mas Vou passar a usar vinagre pra tudo!

  4. Sofia

    U-A-U! Algumas eu já sabia, outros não!! Que post útil!! Eu já conhecia o “1 milhão de usos do bicarbonato de sódio”, mas do vinagre só sabia um ou dois itens! E vou dizer que tira o cheiro mesmo! Super funciona!

  5. Fani

    uso para lavar alimentos na cozinha <3

    beijinhos, <3
    Blog: Mundo da Fani