Como artistas brasileiros estão inovando na hora de vender e de compartilhar conhecimento

por em amor, Empreendedorismo Criativo

Recentemente escrevi um post para o Follow The Colours, que hoje e um dos melhores blogs de referências e atualidades que conheço. O convite veio da Carol, idealizadora e gestora de conteúdo do FTC, após uma entrevista que ela fez comigo falando sobre o trabalho na Toda Coisinha. O tema escolhido foi como artistas brasileiros têm inovado na hora de vender e de compartilhar conhecimento com o público, tanto online quanto de forma presencial e aproveitei o gancho para falar do incrível projeto do Espaço Ju Amora.

No texto também falei sobre os paradoxos que quem trabalha com enfrenta: Hora se é questionado sobre produzir para vender, hora o artista se vê numa encruzilhada de ter que produzir e vender para se sustentar. Muitas vezes essas questões acabam podando a paixão por criar, porém nos últimos tempos acompanhamos movimentos de artistas brasileiros que nadam contra essa corrente, aliando produtividade à criatividade e transformando paixões em negócios únicos e criativos.

Foi o caso da Ju (que citei no artigo) e também é o caso da Amanda Mol, que é figurinha conhecida de longa data por aqui. Uma das coisas que mais admiro na Amanda é toda a disciplina que ela tem aliada à criatividade. Isso sem dúvidas formou nela uma mistura única, a fez se tornar uma ilustradora extremamente ativa e produtiva, que consegue estar sempre criando e principalmente, inovando.

jardinagem amanda 3Amanda escolheu Varginha, sua cidade natal, para firmar as raízes do seu negócio criativo e do seu trabalho como ilustradora. Ao contrário do muita gente aconselhou enquanto cursava faculdade de moda no Rio de Janeiro, Amanda sempre soube que seu destino estava ali, no interior de Minas, no aconchego da família e não na tentativa de uma carreira de sucesso em uma grande cidade onde as oportunidades estão sempre por perto.

jardinagem amanda 2Com seu trabalho, Amanda mostra pra gente que as oportunidades somos nos quem criamos, ou melhor, que elas são como brotinhos que a gente planta e que quando cuidados com disciplina, florescem de uma forma linda. Foi assim com a novidade da Oficina de Ilustração Online e tem sido assim também com a Oficina Online de Jardinagem, outro curso que também é inteiramente online e proporciona interação e traz o conhecimento para quem está a fim de aprender mais sobre flores, cactos e suculentas.

jardinagem amanda1Claro que eu já sou aluna e tô com a mão na massa por aqui. Em breve vou começar a compartilhar meus resultados com a manutenção do meu pequeno jardim e quem sabe até me aventurar com as flores e uma mini hortinha! Confesso que tenho medo de matar as plantas mais delicadas, mas assistir aos primeiros vídeos da Oficina já me trouxe confiança :)

Ahhh! E tem um bônus incrível no fim dos vídeos da Oficina, mas é só pra quem faz. É um mini módulo sobre ilustração botânica <3 Puro amor!

Para se inscrever, acesse já bit.ly/oficinaonlinedejardinagem

comentários via Facebook

3 comentários

  1. Fernanda Maria

    Sabe que seu blog tá um amor de tão lindo né Zilah?
    Eu acho tão bonito e inspirador ver como as pessoas estão tendo criatividade e leveza ao criar novas coisas, um novo tipo de trabalho sabe…hoje, eu vejo muito mais trabalhos artesanais sabe, desses feitos na mão mesmo e com tanta qualidade, tanta beleza e amor que é impossível não amar e se apaixonar.
    Tem você, a Ju e Amanda entre outras que conheço que criam coisas lindas e únicas e colocam tanto amor no que estão criando que isso acaba sendo transmitido para nós e para todos.
    Acho mesmo incrível ver esse movimento crescendo cada dia mais, vou lá Vila Madalena e vejo o Armazem da Cidade e fico encantada com tanta coisa diferente e legal e quem cria nos transmite tanta leveza, tanta alegria que da vontade de comprar tudo só para ter aquele pedacinho de amor junto com a gente…
    Eu amei a matéria com a Ju e essa também muito tudo.
    E que jardim lindoooo queria ter um assim mas confesso, não ando com cabeça para cuidar das plantinhas como elas merecem porque elas precisam de todo amor e cuidado para crescerem bem e felizes.
    Abraço grandeeeee Zi
    Bjs

  2. Priscila

    Achei o projeto muito inovador. Precisei conferir!
    Só pelo teaser do video dá vontade de fazer! ♥

  3. Ella Jardim

    Que delícia ver mais pessoas conhecendo o trabalho da Amanda!
    Eu to conhecendo seu blog agora, mas já senti que você conhece bastante o trabalho dela, inclusive as ilustrações aqui do blog são dela, né? <3
    Eu vi que ela tinha iniciado um curso de jardinagem e amei, assim como eu amei o curso de ilustração. E agora pra decidir qual dos dois fazer? HAHAHAU
    Tenho muita vontade também de criar um hortinha aqui em casa, mas eu não tenho a mínima ideia dos cuidados que se deve ter, ai esse curso seria uma boa.
    Mas eu também amo ilustração e o traço da Amanda me atrai muito, então seria perfeito aprender algo com quem você admira, né? :3

    E compartilhe mesmo o andamento dos seus aprendizados, vou AMAR acompanhar <3 <3 <3

    Beijão,
    Ella J.