Como o meu pequeno negócio mudou a minha alimentação

No início de 2015 mudei minha vida drasticamente. Até então, meus quase 30 anos de vida haviam sido vividos em uma cidade tranquila do interior de Minas Gerais, na casa dos meus pais e da minha vó, contando sempre com a colaboração da família. Ali ficaram guardadas boas memórias e desde o início do ano passado, vivo na cidade do Rio de Janeiro, onde continuo cuidando da minha filha de 15 anos como cuidava antes, continuo tocando meu pequeno negócio de casa, pois quis que assim fosse para que pudesse cuidar mais de perto da nossa rotina. Além de trabalhar, cuidar da filha, estudar, tocar alguns projetos ao mesmo tempo, eu ainda cozinho todos os dias e cuido da casa (da maneira que é possível e contando com a participação de todos).

Esse post é para falar sobre escolhas. Aquelas que fazemos usando a intuição e com o coração e que acabam nos guiando por caminhos ainda mais bonitos do que os que enxergávamos antes.

Não é tarefa fácil um trabalho home office e quem trabalha assim bem sabe que a casa às vezes vira uma zona, a rotina é corrida e cansativa e os filhos, um pouco rebeldes. Para não cair num ritmo louco, me obrigo a fazer pequenas pausas para atividades prazerosas e algumas rotineiras.

IMG_9919Uma dessas pausas é a hora do almoço, quando faço questão de cozinhar diariamente a nossa comida. Pôr a mesa com alimento saudável e preparado com carinho. Durante esse processo que já dura mais de um ano, passei a consumir de forma mais consciente, evitando ao máximo o desperdício e optando por ingredientes mais saudáveis. Tendo um contato mais próximo com a comida, comecei a me questionar de onde vinha aquele alimento que eu consumia, qual é o impacto que ele causa no ambiente e principalmente, o quanto de crueldade ele carrega. Depois de 6 meses de adaptação, eliminei as carnes da minha rotina. Comecei pela carne vermelha e devo dizer que foi a mais fácil. Depois foi a vez das carnes brancas, o que me exigiu um pouco mais de esforço. Mas estou firme no meu propósito e feliz com as minhas escolhas. Sempre que possível dou preferência a alimentos orgânicos e também tenho eliminado aos poucos o consumo de ovos e outros produtos de origem animal. Quanto ao leite, ainda não consegui pensar na possibilidade de parar de comer pão de queijo e queijos, eu amo tanto. Mas tenho tentando consumir de forma um pouco mais consciente, buscando por produtores certificados.

Essa escolha por um trabalho que acontece dentro do meu lar mudou não só a minha relação com o consumo de alimentos, mas também com o mundo, com a forma de consumir de um modo geral. Tenho repensado toda a produção da Toda Coisinha e outros processos que às vezes passam despercebidos no dia a dia.

viver fazendo o que amaAs escolhas que fazemos para ter um trabalho do nosso jeito, com a nossa cara, acabam por impactar a vida como um todo. E é maravilhoso ver como uma coisa se liga a outra de uma forma especial, como tudo se transforma em uma cadeia de descobertas. Muito disso eu devo agradecer ao Decola! LAB, um curso para criativos e empreendedores que me fez acreditar e colocar na prática que é possível sim viver fazendo o que ama e ter retorno por isso. E como a gente pode ver, é um retorno que vai muito além do financeiro, pois nos aproxima da da nossa essência. É isso que me faz ter a certeza de que quanto a gente busca um trabalho dos sonhos, a gente não busca só dinheiro, é algo muito maior e que quem tem amor, há de compreender :)

O Decola! LAB está com as inscrições abertas e já falei sobre isso nesse post aqui! Vem ver e conferir os bônus que ofereço se a inscrição for feita por esse link: http://bit.ly/entaoboradecolar

Sou parceira do programa e tenho o maior orgulho em divulgar! Ontem fiz uma entrevista com a Rafa Cappai e em breve ela estará por aqui! Ô, mulher incrível! Sou fã! <3

 

comentários via Facebook

2 comentários

  1. Isa

    Que lindo! Vou dar uma diquinha: esse pão de queijo sem queijo aqui fica uma delícia! https://www.youtube.com/watch?v=FmEIo4P1wFM

    1. Zilah

      Oba! Já vou ver! :D
      Obrigada!