Como fazer: mala encantada da Toda Coisinha

No final do ano passado participei de algumas feiras com a Toda Coisinha e queria que meu stand tivesse algo diferente. Nas feiras aqui do Rio de Janeiro é comum os stands terem uma super estrutura, toda de madeira, com iluminação, piso e tudo mais. Só que para isso, os custos são altos se somados aos valores que cobram pela participação nas feiras daqui. Não dava para investir alto sem saber qual seria o retorno que eu teria.

Stand na Babilionia feira hypeComo eram minhas primeiras feiras em terras cariocas, optei por buscar soluções de baixo custo. Comprei tapete de grama sintética, montei minhas próprias luzinhas gambiarra para iluminar o stand e chamar a atenção, comprei expositores de metal que estavam em conta e uma mala antiga para usar como expositor dos acessórios. Isso, somado aos acessórios e balangandãs que levei daqui de casa, foi suficiente para deixar o stand com a cara da Toda Coisinha <3

IMG_7208

A mala fez o maior sucesso! E particularmente, ficou linda! É um dos meus xodozinhos e continuará me acompanhando por um bom tempo. E como sei que muita gente procura soluções para expor seus produtos de forma criativa, resolvi compartilhar por aqui como foi o processo de customizar a mala. Logo adianto que não tenho muitas fotos do processo, pois foi difícil fazer e ir fotografando, mas prometo explicar direitinho como foi que fiz e se tiver qualquer dúvida, pode perguntar!

Precisei de:

  • Mala para customizar
  • Tesoura afiada para cortar tecido e a espuma
  • Um pedaço de uns 80cm de um tecido de algodão fofo
  • 1,5m de cetim
  • Régua e fita métrica
  • Cola para tecido
  • Cola quente
  • Tubos de espuma tipo espaguetti (achei o branco no Saara)
  • Manta acrílica ou enchimento de almofada
  • Um suporte tipo suporte para toalhas (tem que ser na medida da mala e por sorte eu já tinha o que usei aqui)
  • Porcas para os parafusos do suporte

1 – O primeiro passo foi limpar a mala e deixar ela aberta por um tempo. Também passei um pano umedecido com vinagre pra tirar o cheio de guardado. Também arranquei um bolso que havia na parte interior da tampa para ficar bem lisinha, já que ali iria um forro de cetim. Ah! Comprei a mala pelo Mercado Livre!

primeira parte mala customizada2 – O primeiro tecido que a gente usa para dar o toque especial é o de algodão, na emenda das duas partes da mala (circulado em rosa). Meça o tamanho e corte o tecido com sobras de 2cm de cada lado. Você vai dobrar essas sobras para fazer a baínha  passando cola no avesso das sobras e dobrando para trás, para que não fique nenhum fiapo ou recorte torto aparente. Passe a unha ou uma régua por cima para o acabamento ficar mais bem feitinho e eu garanto que é mais fácil do que parece deixar tudo retinho.

cola na lateral

Cola na mala e tecido por cima

tecido dobradinho com cola

vê só a baínha que dei nele com cola

3 –  Depois você vai repetir o mesmo processo na parte interna da mala, nas laterais de cima e debaixo. Medi a altura das laterais tanto inferior, quanto superior e também o comprimento interno. Fiz os recortes no tecido com uns 8cm a mais para cima e uns 3cm para os lados, para dobrar as pontas e também para o acabamento ficar legal por baixo.

acabamento final

Acabamento no encontro dos tecidos nas laterais – baínha feita com cola

mala aberta forrada

Ali em cima onde ficam as alças de pano da mala, fiz um recorte no tecido e escondi por baixo delas.Pode cortar o tecido sem dó, depois é só fazer o acabamento bonitinho com cola mesmo.

tubo de espuma4 –  Forrei a mala com a manta acrílica para que os tubos de espuma não ficassem muito baixos. Cortei os tubos (que têm uns 2 m) com tesoura mesmo, nas medidas da mala. Precisei de 2 tubos para preencher essa mala que tem 80x45cm) e não tem problema se precisar emendar um no outro, é só passar cola quente, Nesse passo, tem um segredinho, que é quando colocar os tubos na mala, passar cola quente somente na parte debaixo. não pode passar em cima! E assim fui encaixando um por um.

tubos na mala

5 –  Agora lascou-se, pois chegou a parte em que não tenho fotos. Mas é simples, vamos lá. Para forrar a parte com a espuma com o cetim, você usará a medida da mala acrescentando 30cm na largura e o dobro da medida para o comprimento, que vai encaixar entre os tubos de espuma.

Colei o cetim com cola quente (a cola branca mancha ele muito) na parte debaixo e com a ajuda de uma régua fui encaixando entre os tubos de espuma. Para esse encaixe não precisa de cola. Depois, com a régua mesmo, vá encaixando o cetim nas laterais (as que ficaram sem cola, lembra?). Se sobrar algum tecido na altura, é só enrolar e acomodar atrás do último tubo.

todacoisinha1

Os tubos forrados com cetim já com as coisinhas em cima. Foto: Magê Monteiro

A parte da tampa da mala forrei também com cetim, mas fiz uma dupla camada, como se fosse uma capa de almofada sem enchimento. Isso para que as marcas da cola não aparecessem. Desenhei 2 vezes a forma da tampa no cetim nas medidas certas, deixando 2cm de sobra nas laterais na hora de cortar. Passei a cola nessas sobras do lado brilhante (lado brilhante com lado brilhante) e deixei um buraquinho de 10 cm para poder virar o tecido depois de secar a cola.

A cola secou, virei o tecido sem problemas e finalizei fechando o buraquinho com mais cola. Depois colei essa capa de cetim na parte da tampa. Para finalizar, usei mini grelôs (esses pompons em tira) para esconder o acabamento. Sim, foi por isso mesmo que usei e colei eles também.

O suporte tipo para toalhas que serviu para pendurar os colares foi encaixado furando a tampa que é de couro e papelão, então foi tranquilo. Do lado de fora prendi os parafusos com um tipo de porca plástica para parafuso.

IMG_7268

Xodozinho de mala, na loja da Isabela Konstantin, em Nova Lima

E não é que depois a mala ainda ganhou uma cria!? A outra malinha fiz com uma caixa de vinho antiga e uma graminha sintética. Ela ficou na loja da Isabela Konstantin – na Rua Chalmers, 9, Centro, Nova Lima/MG – e sempre estará por lá cheinha de coisinhas.

IMG_7504 IMG_7494

 

comentários via Facebook

15 comentários

  1. Débora

    A mala ficou linda! Adorei a ideia! Parabéns!

    1. Zilah

      Obrigada, Débora! <3

  2. Erica Sergio

    Zizi, ficou muito linda ♥♥♥

    1. Zilah

      Muito obrigada, Erica <3 <3

  3. Simone

    Quando tem personalidade, estilo e carinho tudo fica lindo de mais. Adorei :*

    1. Zilah

      Muito obrigada, Simone! <3

  4. Liliana

    Oi, Zizi! Tudo joia? Espero que sim! Não sei se vc lembra de mim, sou sua colega de Decola! Te indiquei para uma tag no meu blog… As pessoas mais próximas de mim já tinham sido indicadas e o propósito era indicar novos blogs… então achei que seria legal te indicar… caso ainda alguém não conheça e tal! Acho seu trabalho muito gracioso e o seu blog um xuxuzinho!!! <3 Espero não estar forçando amizade de uma forma ruim. Ahahah. :P Beijos!

    1. Zilah

      Oi, Liliana! Tudo bem sim! Claro que lembro!
      Olha, eu nem sempre consigo responder as tags, mas prometo tentar rsrs (dá pra ver pelo tempo que demoro pra responder os comentários aqui, né? hahaha)
      E claro que não é forçar a amizade! Vejo como uma gentileza sua!

      Beijinhos,

      Zizi

  5. Nubia

    Zilah,

    Mãos de fadinha, é isso que você tem! Sempre foi a dona das coisinhas fofas e dos cogumelos! Acompanho seu trabalho a um bom tempo e toda vez que eu vejo a minha vontade é sempre de dizer Parabéns, continue encantando as pessoas com suas mãozinhas de fada!

    Beijos!

    1. Zilah

      Ahhh <3 Muito obrigada pelo comentário carinhoso, Nubia <3

      Fico tão contente!

      Beijos,

      Zizi

  6. Bianca Geisler

    Nossa, ficou um amorzinho! E não achei difícil de fazer não.
    As luzinha realmente fizeram a diferença e acredito que chamaram atenção pro stand mesmo; eu, pelo menos, com certeza pararia para olhar.
    Adorei, adorei.

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    1. Zilah

      Pois é, não é difícil mesmo não! COm uma boa dose de ideias, tudo fica mais fácil, né?

      Beijos.

      Zizi

  7. viviane

    Ola,
    Linda essa exposição, viu?
    Onde voce comprou as luizinhas que ficam em volta da mala??
    Eu moro nos USA, sera que aqui eu encontro?
    Obrigada

    1. Zilah

      Oi, Viviane!

      Elas sempre estão à venda na minha lojinha, a todacoisinha.com. Mas sei que aí nos EUA venda na Urban Outfitters. No amazon vocie deve encontrar também!
      Beijos!

  8. Sumaya

    Amei tudo. Sua suavidade, sua criatividade e autenticidade.
    Lindo!!! Quero sempre acompanhar seu trabalho.