Um jeito fácil de fazer pompons + amor

Não é de hoje que sou apaixonada por pompons. Quem já acompanha o blog há um tempo sabe disso e se você fuxicar o histórico de posts verá muitos pompons, até um pompom cogumelo!

Uma vez, pirei na ideia de fazer um tapete de pompons e até comecei a confeccionar os pompons para fazê-lo. Mas fazer os pompons a mão me tomava tanto tempo e desperdiçava tanta linha, que acabei desistindo no meio do caminho. A desistência acabou se devendo também ao fato de imaginar que um tapete com pompons de lã acumularia poeira demais e seria difícil de lavar. E realmente é complicado!

Como já tinha a talagarça (vulgo telinha de fazer artesanato, telinha de vó ou algum nome parecido), um dia veio a linda ideia de fazer um enfeite de parede em forma de coração. Uma amiga me mostrou trabalhos lindíssimos de uma argentina, todos feitos com muitos pompons e nas mais variadas formas e isso acabou me inspirando a fazer esse coração.

coração detalhes

Esses pompons que havia feito para o tapete, acabei usando em outros projetinhos, na decoração e em alguns testes. Esses que usei no enfeite de parede, fiz com o Pompom Maker, o modo mais rápido, econômico e fácil que já utilizei até hoje para fazer pompons. Cá pra nós, apesar de ser simples fazer um pompom, toma um tempo danado! E nosso tempo vale muito (ponto final)

Os materiais usados foram:

materiais 1

Fazedores de Pompom, tesoura pequena e pontuda e lãs

Fazendo pompons com o Pompom Maker

Primeiro você abre um dos lados do pompom maker e enrola a lã nele todinho, até ficar todo preenchido e volumoso (não precisa ser muito volumoso).

Depois você fecha o lado já com a linha enrolada e passa a linha para o outro lado, que já estará aberto e enrola…

Pompom maker 1 como fazer pompom

Com a linha enrolada nos dois lados do pompom maker, você fechará ele bem fechadinho e virá com uma tesoura de ponta fina (nessa hora que você entende porque a tesoura precisa ser de ponta fina) e cortará os dois lados. Após tudo estar cortadinho, corte um pedaço de linha de uns 20cm e passe no meio do pompom maker. Dê um nó apertado, depois outro nó.

E pronto! Aí é só separar as duas partes do pompom maker e tirar seu pompom praticamente pronto.pompom maker 2 como fazer pompom

Corte uma pontinha ou outra que ficar e em menos de 3 minutos você tem um pompom redondinho, fofinho e pronto pra você fazer o que quiser. Deixe a cordinha do meio sobrando, pois ela será usada.

pompom perfeito

Pompom feito no pompom maker

Se você não tem o pompom maker, você pode adquirir o seu na Toda Coisinha. Mas caso isso não esteja nos seus planos, você pode fazer pompom de dedo. Eu, particularmente, acho que desperdiça muita linha e gasta muito tempo (que é o bem mais precioso que a gente tem). Fazer o pompom no dedo ou no pompom maker é tão prazeroso quanto, mas nesse último, a sensação de ganhar tempo é insubstituível!

Fazendo o pompom de dedo:

Você vai enrolar bastante lã em quatro dedos da sua mão, que nem na foto abaixo. Depois, cuidadosamente você retira a lã dos dedos e amarra bem forte no meio. Aí vem a tesourinha, corta dos dois lados, sem deixar nenhuma linha inteira. Ele fica como na última foto.

pompom de dedo como fazer

E é aí que vem a parte chata… você vai aparar e aparar e aparar o pompom até ele ficar bem redondinho. Nisso gastei uns 10 minutos e quase metade da lã que usei. Sem contar o medo de cortar torto hahaha

pompom de dedo pronto desperdício

Agora que você já escolheu a melhor forma de fazer seus 50 pompons, é hora de pegar a talagarça e todas as bolinhas fofinhas e redodninhas.

materiais 2

Pompom por pompom deve ser amarrado na talagarça e é bem simples. É só passar a cordinha que ficou sobrando pela tela e amarrar para não soltar. Vá alternando as cores para ficar bem colorido no final.

tela 1

Quando todos os pompons estiverem colocados e amarrados, é só aparar as sobras de lã na parte de trás e voilá, você já tem um enfeite de parede cheio de amor e de pompons (o que é quase a mesma coisa).

tela 3

Adorei o resultado final :) Ainda vou mudar o coraçãozinho de lugar, mas enquanto isso, Zenóbio (el cacto) foi fazendo as honras da casa ao mais novo morador das paredes.

coração pompom

comentários via Facebook

7 comentários

  1. Re Vitrola

    Agora quero fazer! Amo pompons e ficou fofíssimo!

    Um beijo,
    Re

  2. Livia Kizli

    Lindo demais, farei com certeza!

  3. Nat

    O seu blog é a coisa mais linda que eu já vi na vida (sério), tô apaixonada. <3
    Adorei a dica, vou tentar fazer também.

  4. Sofia

    Que coisa mais linda! Deve ficar uma gracinha numa porta :3

  5. Lunara

    Não sabia que fazer esses pompons era tão fácil. Achei tudo muito lindo!

  6. Eva

    Mas que coisa lindaaaa é essa, gentchy? Eu quéé tudo! O maker e o corassaum <3 Nê, nem te conto que sempre fui uma negação pra fazer pompom, justamente por isso aí de cima, cortar, aparar, o bicho ficava troncho e desistia. Adorei messsmo!
    Um beijo grande!

  7. Claudia Hi

    Queria fazer um tapete de pompom, mas dá um trabalhão, acho que com essa maquininha vai ajudar um bocado!

    bjaoo

    O Pequeno Lírio