Conheça a Casa de Gentil e o Jogo Oasis

por em amor, projeto social
Antes de tudo, esse não é um post sobre decoração, mas é um convite para que todos conheçam uma casa muito especial e cheia de coração. O nome da Casa de Gentil é uma homenagem a Gentil Lúcio, que em 1966 deu início ao processo de revitalização do Congado na cidade de Raposos, aqui nas Minas Gerais e também ao famoso Profeta Gentileza, que encheu as ruas do Rio de Janeiro com suas mensagens de amor e gentileza que ecoam até os dias de hoje.

Há pouco tempo tive a oportunidade de conhecer a Casa de Gentil pessoalmente bem no dia das celebrações do aniversário de 2 anos da Casa e olha, estou encantada com o trabalho feito por lá.

Crianças lindas e afinadas cantando e tocando em cortejo pelas ruas do Bairro Várzea do Sítio, em Raposos
Idealizada e organizada por voluntários, a Casa de Gentil é um espaço onde culturas convivem livremente e o objetivo de valorização da cultura local e empoderamento social da comunidade do BairroVárzea do Sítio, em Raposos, é reforçado a cada dia, a cada projeto e a cada sorriso que passa por ali.

Capoeira, as Guardas do Congado e a revitalização do bairro
Na Casa, os moradores do bairro têm um espaço de aprendizado e participam frequentemente de aulas de esportes, percussão, artes, oficinas e eventos culturais. Recentemente a Casa de Gentil recebeu o Jogo Oasis – Belo Horizonte, uma ferramenta de mobilização cidadã para que as pessoas transformem uma realidade usando aquilo que já possuem, pois uma das premissas do Oasis é que cada um tem o que precisa para começar a mudança. Juntos, os participantes do Jogo constroem sonhos coletivos e começam a realizá-los com brincadeiras, rituais, objetivos, desafios e no fim, todos são vencedores. “Afinal, quando os sonhos são realizados, todo mundo ganha”.

Além dessas fotos lindas, dá para conferir como foi todo o processo do Jogo Oasis no bairro várzea do Sítio nesse vídeo aqui. Vale a pena assistir.

Um trabalho desses dá gosto ver, compartilhar e apoiar :)

*As fotos desse post post são do Facebook da Casa de Gentil e Óasis Belo Horizonte.

comentários via Facebook

4 comentários

  1. Zilah Rodrigues

    ♡♡

  2. Zilah Rodrigues

    Que amor! Eu adorei isso. Realmente, um trabalho desses dá gosto mesmo!! :)

    http://www.missblackdiamond.wordpress.com

  3. Zilah Rodrigues

    Gostei de ver a inserção da arte no ambiente… as casas, os muros… tudo alegrou mais!!!
    Lindo projeto!

  4. Zilah Rodrigues

    Quanto amor =) achei lindas as fotos

    http://www.saidaminhalente.com