Desafio DIY: Costura – Fantasia de Cogumelo
No início desse ano, a Bianca, do blog Two Bee (um dos meus preferidos quando o assunto é arteirice + foto bonita + receitinhas gostosas) lançou o Desafio DIY e como o próprio nome diz, a proposta é que nos aventuremos a fazer coisas que não sabemos em vez de continuarmos sempre fazendo as mesmas coisas.
O Desafio propõe a cada mês o uso de uma técnica diferente para um pequeno projeto, que será compartilhado com os participantes do grupo. Ao final de 12 meses, ideia é que cada participante tenha 12 coisinhas feitas com amor e carinho para admirar e sentir orgulho. Sinceramente, adoro esses projetos que unem as pessoas em torno de algo bacana, que fortalece e dá visibilidade a essa turma que ama colocar a mão na massa, seja como hobby ou como profissão.
No mês de Janeiro, infelizmente não participei e não vou ficar aqui inventando desculpas porque não fiz, já que o que importa é que em fevereiro participei, com muito amor <3 E mesmo atrasada (culpa do Carnaval), aí vai o meu desafio de costura de fevereiro: Fantasia de Cogumelo para o Carnaval!
Sobre o processo:
Para a saia, usei 1 metro de filó (1,80m de largura), 1/2 metro de tecido para o forro, 2 metros de fita de cetim e 2 pompons para o acabamento.
Sobrepus duas camadas (que viraram quatro ao serem dobradas ao meio) do filó já costurado e fechado como se fosse um círculo e depois costurei o forro com as bordas para fora já dando o acabamento para passar a fita de cetim. A fita foi passada com a ajuda de um grampo de cabelo e para que ela não entrasse novamente no buraco, coloquei os dois pompons na ponta para dar um “tchan” útil à fantasia.
Já o chapéu, foi quase uma missa. Costurei duas metades de um círculo (precisou de vários ajustes e recosturas para chegar no formato ideal – gambiarra mode-on), usei um tecido branco sintético (usado para forros de roupa) para fazer a parte debaixo e costurei em volta a parte vermelha fazendo alguns franzidos. Depois cortei bolinhas de feltro em vários tamanhos e colei com cola para tecido na parte vermelha.
A primeira ideia foi fazer uma sombrinha, mas como a sombrinha era pequena (dessas de frevo), a conclusão foi que ficou nada prático. Ia dar uma trabalheira ir para o bloco segurando a sombrinha de cabo curto.
E foi conversando com a Jhê que veio a iluminação (ô menina cheia de luz!): fazer um chapéu! Tá, mas já era última hora e onde eu ia arrumar um chapéu? Foi aí que lembrei dos sombreros que trouxe do México em 2011 e resolvi testar. E não é que a capa que eu havia feito para a sombrinha coube direitinho nele?
Daí foi só encher as bordas do sombrero com enchimento acrílico (desses de almofada) e puxar a parte branca pra dentro, finalizando com cola quente. Tomei cuidado para que a cola não danificasse o chapéu, que é muito precioso e passei a cola somente no tecido do cogumelo e numa borda plástica bem resistente que não foi danificada (já conferi).
Cagada master, fantasia feita, missão cumprida.
Não fiz o passo a passo da fantasia por motivos de: improviso e correria de última hora. Sim, foi tudo improvisado. Inventei uma coisa na minha cabeça e tentei fazer. Precisei ajustar muitos detalhes para chegar ao resultado final, mas deu certo :) Ufa! E foi um sucesso, apesar de eu não ter usado a fantasia o tanto quanto gostaria. Tipo o ano inteiro e (atualização) junto do cogumelinho mais lindo do mundo <3
5 comentários
Parabéns :)
ficou linda a fantasia… cogumelos são um amor <3 hehehe
Ficou muito fofo! E a Mari? Vai vestir o que?
Parabéns pelo projeto!
Beijos!
Que diferente, fofo e lindo <3
Que ótima ideia pra fantasia! Ficou ótima, parabéns!!
ahazou!! eu quero rs
xx
cabecanasnuvensz.blogspot.com.br