Biscoitinhos Quebra Quebra

por em Dona da Cozinha

Cada uma das receitas que separo para postar aqui tem uma história diferente. Muitas delas chegaram até mim através dos livros de receitas de família, vizinhas, amigos e pesquisas sobre ingredientes que vez ou outra estavam de bobeira no armário de casa. Como já disse, a parte mais  gostosa e que me lembro com muito carinho da minha infância foi passada xeretando a cozinha da casa da minha vó. Cheiros, sabores e muita inspiração…


Eu e a Dona das Coisinhas, além de dividirmos muitas coisas, também já fomos sócias. E como ainda  estamos em novembro mas as luzes e as vitrines nos lembram que o Natal já está chegando, o post de hoje fala de um Natal que rendeu fornadas de histórias divertidas e muitos biscoitinhos.



Nossa paixão por fazer biscoitinhos vem de longa data e essa poderia ser uma história sobre “A Fantástica Fábrica de Biscoitos”. Lá no inicinho dos anos 90, a o Papai Noel trouxe para a Zilah uns apetrechos lindos para fazer biscoitos. Só que ela era muito pequena para mexer com forno, então, incentivadas pelo Tio Luís, fizemos uma sociedade e começamos nossa produção de biscoitos. 

O tio patrocinava a compra dos ingredientes, eu preparava os biscoitos e cuidava do livro de caixa (sim, havia um), a Zilah ajudava na cozinha,  embalava os biscoitos e vendia na esquina de casa. Nossa aventura com os biscoitos não deve ter durado mais que uma semana, mas foi uma experiência muito divertida. A receita que fazíamos naquela época foi ensinada pela Dona Conceição, e testada pela Tia Lydia que adorava um docinho e gentilmente nos cedia a cozinha da casa para a produção das guloseimas. Era um biscoitinho quebra quebra de maisena super fácil de fazer.

Nossos biscoitos tinham formato de bichinhos, estrelinhas, florzinhas e fofurices do tipo. Depois de prontos, eles eram embalados em saquinhos de celofane transparente, amarrados com fitinha de coraçãozinho e iam para um cestinho todo enfeitado que a Zilah carregava, toda importante, rua afora. A clientela era fiel e o faturamento foi certo enquanto a fábrica durou.

Dia desses estava a procura de uma receita de biscoitos para fazer com meus filhos num dia chuvoso e eis o que encontro? A tal receita dos biscoitinhos quebra quebra. Que tal botar a mão na massa?


Biscoitinhos Quebra- Quebra

Ingredientes:


500 g de amido de milho

150 g de açúcar

1/2 col. (sopa) de fermento em pó

1/2 lata de leite condensado

2 ovos

125 g de manteiga 

1/2 col.(sopa) de essência de baunilha

Preparo:


Coloque o amido de milho, o fermento e o açúcar em uma tigela.  Bata os ovos, a baunilha, a manteiga e o leite condensado no liquidificador. Em seguida, misture  com o amido de milho e amasse até dar ponto para abrir. Se necessário acrescente um pouco mais de amido de milho para chegar à consistência certa. Abra a massa com um rolo e corte com os moldes. Leve para assar em forno pré aquecido a 150 graus em forma untada e enfarinhada. Preste atenção enquanto os  biscoitos assam, pois eles não devem dourar muito.

Espero que gostem! 


Beijo e até a próxima!


Bebel

comentários via Facebook

14 comentários

  1. Zilah Rodrigues

    Ai que fofos, e parece ser uma delícia!
    Fofa, tô adorando seu blog, o visual, os posts … Amei tudo. Parabéns!
    Já estou te seguindo, e estarei sempre por aqui. Se quiser dar uma passada no meu cantinho, o link é esse: http://babadolouco.blogspot.com.br/ . Será um prazer te ter lá. Beijão <3

  2. Zilah Rodrigues

    Adorei as duas coisas:a história e a receita.Parabéns!!!!!

  3. Zilah Rodrigues

    Olá!
    Tive que parar pra comentar… Passei o dia por aqui, vi tooodas suas publicações e amei!
    Me identifiquei muito com seu blog e amei cada coisinha e senti o amor de sua dedicação em cada projeto.
    Tb sou uma futura senhora casada, que busca em cada coisinha inspiração pra sua festa simples e original (ainda sem data) e pra fazer coisas lindas pra minha futura casa!!!!
    Tb sou blogueira que ultimamente se dedica a um processo importante de mudança de hábitos alimentares, mas no meu blog também sempre prezo por reutilização de coisinhas feitas com amor. Vivo falando em comprar uma máquina de costura mesmo sem saber costurar ou fazer um corte reto…hauahau!  

    Nesse momento ando buscando coisinhas de natal, já dei o primeiro passo nos meus projetos, mas adorarei uma ajuda…hehe.

    Já adicionei seu blog na minha lista e sempre estarei aqui buscando inspirações fofas!

    Bjus e parabéns!!!!!

    Gy – http://www.abaixooconsumismo.blogspot.com

  4. Zilah Rodrigues

    Ameei, vou tentar fazer *-*
    Se der, da uma passadinha no meu blog, criei esses dias: http://gabidb.blogspot.com.br/

  5. Zilah Rodrigues

    A Fantástica Fábrica de Biscoito!

    Sabe, esse post me fez chorar. Acredita? Pode parecer mimimi e choronisse, mas me fez lembrar da minha avó. Quando eu era pequena, ela sempre fazia biscoitinhos desses pra mim… só que, tadinha, ficavam muito duros. Daí o quebra-quebra era de verdade… quase que os dentes iam-se embora. Mas eu amava aqueles biscoitos e nunca reclamei da durisse de nenhunzinho! :P
    E viva o grande Tio Luís!!!
    Beijão, Zilah.

  6. Zilah Rodrigues

    Bebel ou Zilah tenho duas dúvidas em relação aos biscoitos.
    Quando tempo é recomendado para o consumo após a fabricação dos biscoitos?Quanto rende cada receita?Tive uma ideia e gostaria dessas informações pra saber se dará certo!Beijinhos ;*

  7. Zilah Rodrigues

    Obrigada Eliana!

  8. Zilah Rodrigues

    Oi Stephany. Do tamanho deses da foto, rende mais ou menos 60 biscoitos. Esta semana fiz com um cortador menor, rendeu cerca de 120 biscoitinhos. Quanto a durabilidade, em local bem fechado, 10 dias. Acho que mais que isso perde em qualidade. Espero que as informações sejam úteis. :)

  9. Zilah Rodrigues

    Ahhh, que bom! Dez dias e 60 biscoitinhos está dentro do que preciso!
    Então obrigada por nos presentear com essa receita (:
    Esse final de semana vou experimentar!!

  10. Zilah Rodrigues

    hahahaahha que gracinha, Aline! Tenho certeza então que nossas histórias com os biscoitinhos são inesquecíveis e muito especiais :) Isso faz a vida da gente ter mais sentido e de certa forma, valer mais a pena, não é?

    Desculpa a demora pra responder o comentário mas, o importante é que ele foi respondido com muito carinho, né?

    Beijos!

  11. Zilah Rodrigues

    Oi, GY! Desculpa a demora para te responder! Hoje resolvi tirar o atraso das respostas por aqui! rsrsrss
    Muito obrigada por seu carinho! Também curti seu blog :)

    Espero que as coisinhas de Natal que você viu por aqui tenham te ajudado com sua decoração, foi tudo feito com muito carinho :)

    Beijocas!

  12. Zilah Rodrigues

    Oi, Renata! Muito obrigada pelo comentário carinhoso!

    Desculpa a demora para responder rsrsrs

    Beijocas!

  13. Zilah Rodrigues

    Uhuuuul, mais uma receita gostosa p meu livrinho de “biscoitinhos” amoo essas biscoitos delícia!!!
    Vou fazer sem dúvida!! Beijos!!!

    Fer!!

  14. Zilah Rodrigues

    um queria eu esta esperimentando esse biscoitin