Câmeras antigas e senta que lá vem história!

Antes de tudo: não sou fotógrafa porém, não nego as tradições da família. Adoro fotos, adoro câmeras e recentemente achei algumas antigas guardadas aqui em casa, estavam quase que abandonadas e com todo meu instinto de guardadora de coisinhas, resolvi cuidar delas. Peguei todas, limpei e abriguei com carinho nas prateleiras do quarto. 
O xodozinho

Além de terem todo um valor sentimental, essas câmeras dão um toque super especial à decoração do quarto, já que a maioria delas não tem mais condições de funcionar. Ainda preciso averiguar se a Polaroid e a Rolleiflex funcionam, elas estão muito bem conservadas! Quando tiver um tempo e dinheiro, vou pesquisar filmes para testar e ver se dá resultado.

A linda da Rolleiflex, ainda tenho alguns filtros e outros acessórios guardados na capinha de couro original
Rolleiflex na capa de couro, uma miniatura moderna, Pucky I

Prateada de fabricação nacional e anônima, Mithra (Suíça), Instamatic, Six-20 da Kodak

Apesar de considerar que não tiro fotos ruins, tenho plena consciência de que não herdei a vocação da família para a fotografia mas, posso ter herdado de alguma forma a sensibilidade que me faz querer transformar o mundo em um lugar de coisinhas e de amor. Mesmo assim me esforço e tento aprender mais a cada dia, nem que seja para tirar fotos rotineiras, fotos para o blog e fotos para guardar como lembrança. A coisa é: estou me apaixonando cada vez mais por esse universo que envolve uma parte linda e da qual tenho muito orgulho da minha história.

Como disse no início do post, a história da família tem muito de fotografia e as câmeras antigas que vocês viram são um testemunho disso.
Meu bisavô, Carlos Victor Gomes, foi o primeiro fotógrafo industrial de Minas Gerais, logo no início do século XX. Dele, meu avô Zinho herdou o dom e a técnica da fotografia, além de muitas câmeras. 
Na foto, minha bisavó Augustinha, dois de seus filhos e o bisavô Carlos 
O vô Zinho foi quem teve a primeira loja de fotografia de Nova Lima, o Studio Victor. Ele trabalhava em eventos, tirava fotos de famílias, fazia fotos para documentos, tudo o que precisassem. O trabalho dele já era mais parecido com o da maioria dos fotógrafos atuais, exceto por toda parafernalha analógica.
Poster do Foto feito pelo meu Tio Luís, um artista de primeira linha

O Foto (como a gente costumava chamar o estúdio) do meu avô foi fechado em 1988 e ele faleceu em 1992, dessas coisas ficaram as lembranças em fotos, objetos e por incrível que pareça, ainda guardo alguns flashes na memória.

A câmera de madeira, o Studio e a mini Dona das Coisinhas – 1988

Quando criança, eu adorava brincar na casa de uma tia, onde ela guardava uma câmera super antiga que foi do meu bisavô. Daquelas câmeras de madeira, grandonas, com tripé, capa preta, flash de pólvora e chapa de vidro. Sempre gostei de bisbilhotar as chapas de vidro que ficavam guardadas em gavetas na casa da minha vó, dava para ver muita foto antiga e confesso que tinha um pouquinho de medo quando imaginava que toda aquela gente já deveria estar morta.

Além de fotógrafo, meu avô era um exímio marceneiro. Artista mesmo e me fez essa cadeirinha que era um dos meus xodós de infância.
Com relação a todo esse acervo que guardávamos em casa, minha mãe e um primo (Celsinho) trataram de providenciar locais adequados para tudo através de incentivos da Lei Rouanet. No ano de 2008, eles organizaram uma exposição com os trabalhos do meu bisavô, que dentre tantos registros, fotografou a visita do rei Alberto da Bélgica e dos príncipes de Gales a Nova Lima.

É ou não é para ter orgulho da história da família? Não sei se um dia poderei honrá-los à altura com fotos e com uma história de dar orgulho então, enquanto isso vou cuidando bem do que tenho e dando o meu melhor para compartilhar o pouco que sei.

Quem quiser saber um pouquinho mais sobre a história dos Victor Gomes, pode conferir esse link aqui

comentários via Facebook

37 comentários

  1. Zilah Rodrigues

    Super emocionei com a  lembrança de vô!

  2. Zilah Rodrigues

    Zilah eu amei seu blog é a primeira vez que passo por aqui e já amei,sempre que puder  estarei aqui dando uma espiadinha…bjokas!!!

  3. Zilah Rodrigues

    Adorei! Lindas as cameras! e linda história também! ♥

  4. Zilah Rodrigues

    Ai Zilah, quanta coisa linda, adorei…

  5. Zilah Rodrigues

    Também tenho várias câmeras como decoração pelo meu quarto! hahah

  6. Zilah Rodrigues

    poxa, muito interessante a história fotográfica da sua família :)

  7. Zilah Rodrigues

    Nossa, é para ter muito orgulho mesmo! E deve ter fotógrafo se doendo de inveja dessa coleção maravilhosa de câmeras! Não sou fotógrafa também, é algo que treino mas sei que tem gente que nasce para isso, caso do seu bisavô. Que bacana que sua família tive dedicação para organizar e preservar este acervo!
    Bjos

  8. Zilah Rodrigues

    que historia linda! você deve ter muito orgulho mesmo!

  9. Zilah Rodrigues

    Oie Zilah que legal msm, adorei a coleção e por acaso já tinha lido em algum sobre seu bisavô provavelmente na faculdade de fotografia , muito legal a história e as fotos …

    PS: Como qlqr fotógrafa morri de invejinha da coleção..

    bjs

  10. She and Sally

    Nossa, nem eu que sou fotógrafa tenho tantas câmeras antigas!
    Amei todas!
    Engraçada a coicidência de ter postado sobre elas hoje no meu blog também :D
    bjs

  11. Zilah Rodrigues

    Puuuuxa! Que incrível, minha família não é tão dotada de talentos assim! hehehe
    Que história linda, e quantas câmeras legais tu encontrou por aí! Eu sou completamente apaixonada por fotografia! ♥

  12. Zilah Rodrigues

    Nossa, que bacana Zilah, ver as coisas de vocô e Tio Zinho, como você as conserva, simplesmente maravilhoso, parabens, vc é D+

  13. Zilah Rodrigues

    Emocionada!

    Lembrei-me da minha infância. Vou até procurar fotos minhas clicadas pelo seu avô. bjs,

  14. Zilah Rodrigues

    Que história linda, Zilaaah! :)
    Tenho certeza de que do jeito que você é para aprender as coisas, vai tirar de letra a fotografia! ^^
    As máquinas são lindas! Aqui em casa tem uma antiga também, mas não tanto. Meu pai sempre fotografou, mas nunca profissionalmente. Nossas fotos (minhas e dos meus irmãos) de quando éramos bebês, são todas bonitas por causa disso.. ^^

    ;*

  15. Zilah Rodrigues

    Deixa eu falar para vc….sempre fará…. OTCHYMAS FOTOS e sempre será…OTCHYMA FOTOGRAFA!!!

  16. Zilah Rodrigues

    Nossa, eu amei a história da sua família , que é muito talentosa por sinal !! Meus parabéns!! ^^
    Queria muito ter tido fotógrafos na minha família, pra de brinde herdar essas belezinhas que vc tem! Invejinha branca de vc Zilah!! ;))

  17. Zilah Rodrigues

    Poxa que história de vida legal!
    Além de ter herdado talentos de fotografia, ainda herdou várias câmeras que servem pra decorar e até fotografar mesmo, se ainda estiverem boas..

  18. Zilah Rodrigues

    Que linda essa última foto com a cadeira que o seu avó fez!!!Isso me emociona muito, família  lembranças, essas coisas são tão lindas!!! Minha família é bem assim, e eu amo, e amo ver isso em outras famílias também! Vc era uma bb linda, lembrei da minha filha Manuella de 1 e 7 meses! Felicidades

  19. Zilah Rodrigues

    Olá!
    Tudo bem?
    Primeira vez que comento aqui, mas tudo bem…
    Aqui, eu recentemente comprei uma TLR Yashica e ela ta com um “leve” problema na rolagem do filme. Deixei a minha hoje em uma loja no centro de bh. Se quiser o endereço de la depois posso mandar certo pro e-mail!
    E os filme pra ela são facilmente encontrados no Pedro Cine Foto (tb no centro de bh =/ ) encontrei lá tanto 120mm colorido e p/b!

    isso não é propaganda não, ok? Só estou compartilhando pq como fiquei feliz com as minhas aquisições e mão vejo a hora de poder por a mão na massa e utiliza-las, imagino que seja o desejo de todos que tem uma raridade desta em casa! :)

  20. Zilah Rodrigues

    :´)

  21. Zilah Rodrigues

    o/ Seja muito bem vinda e volte sempre, Eliane! :)

  22. Zilah Rodrigues

    Num é? ♥

  23. Zilah Rodrigues

    :D

  24. Zilah Rodrigues

    É para ter orgulho, não é, Lu?

  25. Zilah Rodrigues

    Pois é, Ana! Não é só fotógrafo que pode ter uma coleção dessas e não é só fotógrafo que ama fotografia. Eu posso ter um olhar muito aguçado para coisinahs mas, fotografia não é meu forte! Apesar de que treino bastante! Tem gente que já nasce com o dom!

    Beijos!

  26. Zilah Rodrigues

    :)

  27. Zilah Rodrigues

    Nossa! Que legal saber disso, Paula!

    :*

  28. Zilah Rodrigues

    Hahaha! Poxa, mas com certeza deve ter algo que sabem fazer muito bem! Também amo fotografia, apesar de não ser fotógrafa hahaha

    Beijos!

  29. Zilah Rodrigues

    Pois é, Zé! Pode ter certeza que está tudo muito bem cuidado, com muito carinho :)

  30. Zilah Rodrigues

    Depois mostra pra gente???

  31. Zilah Rodrigues

    Oi, Bianca!
    Então, acho que ainda preciso me dedicar mais! Mas, nada de desistir!
    Também tenho muitas fotos bacanas da minha infância, principalmente as clicadas pelo meu avô! Meu e pai e minha mãe também eram entusiastas mas não levaram em frente! Mesmo assim tenho alguns primos que ainda seguem esses rumos da família e trabalham com fotografia.

    É muito bacana isso :)

  32. Zilah Rodrigues

    Isso! sempre ótchymas! hahaha

  33. Zilah Rodrigues

    Obrigada, May! Agora você pode guardar sua câmera e deixar de herança pros seus filhos e netos rs Assim pelo menos eles terão uma herança de família para guardar ;)

  34. Zilah Rodrigues

    Oi, Luane! Em breve vou conferir se algumas câmeras ainda funcionam ;)

    Muito obrigada!

  35. Zilah Rodrigues

    Muito obrigada, Gabriela!

    Sua filha deve ser muito lindinha (modéstia a parte, acho que fui um bebê lindo – apesar da fase triste da adolescência rsrs)!

    Beijos e felicidade pra você e sua filhota!

  36. Zilah Rodrigues

    Oi, Naiara! Tudo bem!

    Muito obrigada por sua dica! Eu já tive recomendações do Pedro Cine Foto, vou dar uma apssada por lá em breve! Tenho certeza que ainda poderei aproveitar algo dessas câmeras lindas!

    Sem dúvidas, são muito valiosas essas câmeras :)

    Beijos!

  37. Zilah Rodrigues

    Mostra pra gente, Thainá!!